top of page

IGREJA NOSSA SRA. DA CONCEIÇÃO

LOCATION:

Fica localização na área urbana de Santarém no Bairro Centro

DURATION: 

2 Horas

DIFFICULTY:

INICIANTE

CAMINHADA

PER PERSON

SPOTS

DESCRIPTION:

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição (Também conhecida como Igreja Matriz de Santarém) é a igreja mais antiga da cidade de Santarém, e também um dos edifícios mais antigos da cidade. Fica localizada na área central de Santarém-PA.

Sua construção inciou-se em 1761, na Praça Monsenhor José Gregório, cem anos após a construção da primeira capela da cidade pelo Padre João Felipe Bettendorff que localizava-se pouco mais a oeste do prédio atual.[1]

A inauguração da igreja deu-se em 08 de dezembro de 1819.[2] A igreja teria sido projetada pelo arquiteto Antonio Landi mediante um suposto pedido do então governador Mendonça Furtado.
Evidências anedóticas dão conta de que o predio foi erguido sobre um cemitério de índios Tupaiu. A construção original era dotada de duas torres, similares às atuais porém levemente menores.
Em 1851 a torre da esquerda desabou, logo em seguida sua outra torre também foi derrubada. A igreja teve sua construção finalizada em 1881, com a conclusão da construção do Altar-Mor e instalação da nova cruz de ferro no alto da igreja. Em 31 de setembro de 1893 recebeu o título de Catedral. O prédio sofreu então diversas reformas e restaurações, a última realizada no ano de 2018.

A igreja possui duas torres de cada lado, que podem ser vistas à distância e até dos rios Amazonas e Tapajós. Dentro de uma das torres encontrava-se o sino da igreja, datado de 1880, que agora está em uma sala ao lado do altar da igreja.
Acima dos portões da igreja existe uma gravura de um triângulo com a escrita IHS.
A igreja possui seis vitrais com imagens de Mateus, Marcos, Lucas e João, e dos dois apóstolos Pedro e Paulo, embora estejam desgastados pelo tempo e perdido suas cores.[3]
A catedral possui um pequeno museu de arte sacra, que dota de imagens barrocas datadas dos séculos XVIII e XIX, além de objetos de culto, documentos, indumentárias, pinturas, e um acervo fotográfico. Algumas destas imagens foram trazidas da Espanha e outras foram feitas em madeira por indígenas de comunidades ribeirinhas da região. Fundado em 2003, é possível encontrar peças em mármore do antigo altar da igreja extraídas durante uma reforma na década de 1960.
Próximo ao altar existe uma placa comemorativa datada do ano de 1846, descrevendo um milagre concebido ao naturalista Alemão Carl Friedrich Philipp von Martius que escapou de um tufão no rio Amazonas durante suas expedições pelo Brasil 27 anos antes.

bottom of page